Camaradas Boinas Verdes de Portugal,
Dirijo-me a todos vós, e em especial aos que fizeram parte da história da Força Aérea Portuguesa, enquanto militares formados na Base Escola de Tropas Pára-quedistas, a nossa Casa Mãe.
Os pioneiros e assim os primeiros, os mais audazes de todos, foram colher ensinamentos fora de portas. Com os ensinamentos trazidos, elaboraram o que melhor serviria a Nação.
Foi aceite.
Foi criada a Força Aérea Portuguesa e nela foram inseridos, fazendo assim parte integrante da história deste ramo das forças armadas de Portugal, supostamente para todo o sempre, pois assim deveria ser.
Foi criada a Base Escola de Tropas Pára-quedistas, a nossa Casa Mãe, onde tudo aprendemos desde o dia em que nela entramos, ficamos assim a ela vinculados até morrer.
Como um filho que fica órfão de Mãe, adaptamo-nos a uma nova família, a novas circunstâncias, no entanto a saudade da Mãe perdura para todo o sempre.
Trouxemos algo que nos lembra o princípio, para uns é recordação eterna, pois já pertencemos aos que são considerados Veteranos, ou simplesmente Ex-Militares.
Porém, outros, demais outros, ainda estão no ativo, levaram na bagagem a maior lembrança, pois um militar leva sempre o que tem de levar.
Deram-nos fardamentos, deram-nos alimento, deram-nos formação, ensinamentos e valores. Valores de união e de confiança, ao ponto de nos colocarem perante a morte as vezes necessárias, para no fim sermos portadores do estatuto conferido por um Diploma e um Brevet.
Para prosseguir no seio desta Elite Militar, juramos na Bandeira de forma voluntária Defender Portugal.
Deram-nos tanto sem nada pedirmos.
No entanto, de tudo o que nos foi dado e pedido fazer, algo foi verdadeiramente conquistado por cada um de nós, e o valor dessa conquista, somente cada um e Deus sabe o que custou.
Entre nós dizemos que custou sangue, suor e lágrimas, muitas lágrimas.
A maior conquista, o reconhecimento, o que não foi dado e sim merecidamente recebido, vindo dos céus, onde desafiámos a morte várias vezes, foi e será sempre o que nos distingue dos demais, a nossa Boina Verde.
A nossa Boina Verde é a nossa Honra.
Como tal, em Defesa da Honra, vamos exigir o que é nosso dever, em prol de todos e acima de tudo pelos nossos camaradas no ativo que estão sem voz para o fazer.
Que Nunca Por Vencidos se Conheçam.